Blog

SALA DE TV, O QUE MUDOU COM O AVANÇO DA TECNOLOGIA 21 nov. * Sem categoria

SALA DE TV, O QUE MUDOU COM O AVANÇO DA TECNOLOGIA

Sala de TV

A sala de TV vem tendo sua configuração modificada com o passar dos anos, justamente porque a própria TV vem sendo utilizada de forma diferente. Antes era a grande e praticamente única fonte de informação e as famílias se reuniam à sua volta.

O costume de estar sempre ligado e assistindo o programa favorito no momento da sua exibição fez com o que os aparelhos de TV se espalhassem pela casa. Permitindo assim que cada um visse o que quisesse ao mesmo tempo. Então a TV acabou perdendo um pouco a sua função agregadora.

 

Home theater

Assim surgiu a ideia de se fazer o famoso Home Theater, ou seja, um local confortável e atrativo com a função de reunir a família.

A ideia era também de ter um ambiente de cinema em casa.  Para ver não somente os programas das emissoras, mas também para reunir família e amigos para ver filmes. Em casas e apartamentos maiores, esse ambiente é separado da sala de estar, justamente para conseguir essa atmosfera de um local exclusivo para esse fim.

Era comum ver até poltronas de cinema sendo utilizadas em residências.  E também não era incomum ter o que é chamado “stadium” ou seja, aquele piso inclinado igual visto em salas de cinema.

Nessas salas, além da tecnologia dos equipamentos áudio visuais, existe todo um trabalho de projeto.  Revestimentos, iluminação, cortinas e o mobiliário em si. Home theater muitas vezes era o ambiente mais atrativo da residência.

 

A nova TV

A TV atual tem outro tipo de uso. As novas gerações raramente se importam com programação de emissoras. As pessoas assistem o que querem na hora que querem ou podem. E por incrível que pareça, esse facto impactou na configuração das salas de TV, que agora na verdade são Smart TVs. Portanto presenciamos novamente a perda do poder agregador do aparelho pois cada indivíduo assiste o que quer até mesmo na palma da mão. Continua a necessidade do aparelho de TV estar presente em mais ambientes da casa, mas agora com outras funções.

As residências atuais, além de normalmente serem menores, têm muito mais tecnologia. E essa tecnologia disponível para ambientes residenciais é cada vez mais acessível em termos de custo. Veja o que falamos sobre isso no post sobre AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL

E o estilo de vida das pessoas também está muito diferente, principalmente depois do aparecimento dos smartphones.

A conectividade com a internet é responsável pelo rearranjo dos ambientes como um todo. Afinal, internet não está mais presa a um computador ou a um smartphone, está em muitos outros lugares. É a chamada internet das coisas. Da geladeira à maquina de lavar roupas, tudo está na rede e nossas casas tem que se preparar para isso. Ja foi o tempo que a TV era uma caixa magica onde todos ficavam paralisados na sua frente para ver as novidades.

 

 

 

 

Fique por dentro das novidades e dicas. Assine a nossa NEWSLETTER


Desenvolvido por Unius