Blog

POR QUE A ARQUITETURA DOS FLANDRES NOS ENCANTA? 10 out. * Sem categoria

POR QUE A ARQUITETURA DOS FLANDRES NOS ENCANTA?

A região dos Flandres

Flandres é uma região na Belgica composta por exuberantes cidades com um importante papel cultural e econômico na Europa. Essas cidades preservam toda riqueza de sua historia e do seu legado cultural.

As principais e mais conhecidas são Brugges, Antuérpia, Gante, Mechelen, Hasselt, Oostende e Leuven.

A elegância das edificações pode ser percebida tanto externamente, pois são extremamente bem preservadas e conservadas, quanto internamente. Pois apesar de serem, em sua maioria, edifícios muito antigos, são totalmente reformados e adaptados internamente, repletos de tecnologia e conforto.

 

O estilo de arquitetura dos Flandres

O estilo arquitetônico nos encanta por ser tão diferente de nossas construções. E por se assemelhar a lugares de nosso imaginário como um cenário de filme ou de um conto de fadas que escutamos na infância. Mas quando observamos mais atentamente e com um olhar mais técnico, percebemos que a combinação de cores é extremamente elegante e sóbria. Também percebemos que as proporções são clássicas, o que normalmente é muito agradável aos nossos olhos. Ou seja, ficamos facilmente encantados. Existe harmonia nas composições urbanas e isso de uma certa forma nos fascina, pois é bem diferente do que normalmente costumamos ver.

Dentro das casas é surpreendente o contraste entre a edificação e a tecnologia. Tudo que existe de mais atual e que proporciona conforto pode ser encontrado. É impressionante a qualidade das esquadrias que proporcionam além de uma perfeita calefação, uma excelente vedação acústica. Tudo isso sem comprometer o visual dos edifícios antigos.

Existem muitos prédios novos também, mas todos seguindo um conceito parecido com o estilo local. Ou seja, prédios baixos, com proporções similares aos antigos, cores que combinam com o contexto.

 

O que pode nos inspirar

Não tem muito sentido querer imitar estilos, ainda mais em realidades tão diferentes, mas alguns itens podem nos inspirar e nos remeter à essa região.

As cores terrosas e os revestimentos típicos, por exemplo, os tijolinhos, podem ser aplicados em nossa arquitetura e nos trazer resultados surpreendentes.

Se elegância e sofisticação são pontos que te agradam, com certeza essa região será uma inesgotável fonte de ideias para ajudar a compor os seus ambientes.

 

 

Fique por dentro de mais novidades assinando a newsletter da Conseil Arquitetura

 

 


Desenvolvido por Unius