Blog

OBRA SEGURA É OBRA COM SEGURO 08 ago. * Sem categoria

OBRA SEGURA É OBRA COM SEGURO

Obra segura

Na execução de uma obra, existem muitos riscos envolvidos.  Uma falha, um descuido ou qualquer desatenção pode provocar um sinistro com perdas. Essas perdas podem ser materiais, pessoais ou morais. Elas podem atingir o prédio que está sendo construído ou reformado, um vizinho da obra, os seus operários e até mesmo um terceiro passando pela rua.

seguro de obras ou de riscos de engenharia  garante a proteção contra perigos que afetam todo tipo de obra na construção civil. Essa modalidade de seguro ainda pouco conhecida no Brasil é muito importante (e obrigatória em alguns casos) para qualquer modalidade de obra ou reforma. Afinal de contas, as responsabilidades financeiras, jurídicas e materiais do arquiteto, empreiteiro, construtor e do proprietário da obra são muitas caso algo ocorra fora do esperado.

Um canteiro de obras favorece a ocorrência de sinistros que podem gerar danos materiais ou corporais.  Mesmo que tenham sido tomadas todas as medidas de segurança e proteção. O seguro de riscos de engenharia resguarda o proprietário e as partes envolvidas no processo de construção contra eventuais prejuízos em decorrência destes sinistros.

 

Para contratar

A contratação deste seguro não é algo complicado. Em geral as seguradoras não solicitam nenhum documento que o engenheiro/responsável pela obra já não tenha. Dependendo do tipo e porte da obra as seguradoras podem condicionar o seguro à realização de vistoria. Para reformas é ainda mais simples e praticamente não há solicitação de documentos e ou exigência vistoria. Os documentos mais comuns solicitados são o contrato de execução da obra, memorial descritivo e cronograma físico/financeiro.

Embora muitos acreditem o contrário, essa modalidade de seguro não é cara. Normalmente, o custo do seguro fica em torno de 0,5% do valor da obra. Obviamente este custo pode variar de acordo com as coberturas contratadas e as características da obra.

O seguro de obras contempla uma grande quantidade de coberturas, as quais são definidas de acordo o empreendimento. As apólices podem cobrir, por exemplo, incêndios, erros de projeto e sua execução, acidentes sofridos por trabalhadores, erros cometidos por empreiteiros terceirizados, danos causados a terceiros, lucros cessantes, etc….

Mesmo com muito controle e planejamento, projetos de construção civil são caracterizados por erros e imprevistos que surgem durante a execução das obras. Daí a importância da contratação do seguro. Ele é uma garantia que protege o empreendimento e todas as partes a ele relacionadas.

Lembrando, sempre, que o seguro só é caro antes do prejuízo!

Este post foi escrito em conjunto com a Facos Corretora, parceira da Conseil Arquitetura.

Fique por dentro de mais novidades assinando a newsletter da Conseil Arquitetura


Desenvolvido por Unius