Blog

O QUE VOCE PRECISA SABER NA HORA DE COMPRAR REVESTIMENTOS CERAMICOS 06 jun. * Sem categoria

O QUE VOCE PRECISA SABER NA HORA DE COMPRAR REVESTIMENTOS CERAMICOS

Muitos fatores precisam ser levados em consideração na hora da compra dos revestimentos cerâmicos.

Por isso, o ideal é que você tenha em mãos um projeto que define os tipos e as quantidades necessárias, pois como você vai ver muitos fatores podem interferir na sua decisão.

Você sabia que:

  • Cerâmicas e porcelanatos são fabricados em lote, portanto, se faltar quantidade no seu projeto, você precisa comprar do mesmo lote senão vai dar diferença de tonalidade?
  • Existem classificação de áreas das edificações de acordo com a NBR 15575. Essas áreas são Secas, Molháveis e Molhadas e para cada tipo de área existem revestimentos apropriados?
  • Mesmo em se tratando de áreas secas, ou seja onde normalmente não se recebe respingo de agua devido à sua utilização, pode-se usar um revestimento bactericida?
  • Essa mesma norma NBR 15575 especifica o coeficiente mínimo de atrito molhado, ou seja, o quanto a peça é escorregadia quando molhada? Essa informação é de suma importância na hora de definir qual a melhor opção de piso para o seu projeto
  • Existem classificações para resistência ao trafego? Ou seja, se é um lugar onde muita gente vai andar, o piso deve ter maior resistência neste quesito.
  • Existe classificação para limpabilidade? É isso mesmo, o quanto de esforço e produtos devem ser despendido para deixar a peça limpa. Imagine um piso claro em um salão de festa infantil, onde teve uma festinha no sábado, caiu suco de uva no chão e esse salão vai ser limpo na segunda-feira. Se o piso for frágil, vai dar muito trabalho para limpar, gastando muito produto de limpeza, ou pior vai até manchar irreversivelmente
  • Existe outra característica que é prevista em norma é a resistência a manchas por produtos químicos? Se isso é um fator importante no seu cotidiano, precisa ser observado com critério.
  • Nem todo material utilizado para revestimento de parede pode ser utilizado no piso?
  • É necessário  comprar no mínimo 10% a mais que a quantidade calculada por conta de perdas e recortes?
  • Você sabe a diferença entre argamassa e rejunte? Argamassa é utilizada para fixar as peças na superfície, piso ou parede. Rejunte é a massa que é aplicada entre as peças do revestimento, depois que elas estão instaladas. As argamassas devem ser especificas para o tipo de revestimento adquirido, por exemplo, existem argamassas especiais para peças de grandes formatos e para pastilhas. Os rejuntes têm cor, e devem combinar com o revestimento, por isso o melhor é que sejam escolhidos no mesmo momento da compra.
  • Você sabe o que significa acabamento bold e acabamento retificado? Bold é a borda arredondada e retificado é a borda reta. Em ambos os casos é necessário o uso de rejunte. O acabamento retificado é mais contemporâneo e preferido pelos arquitetos

 

A indústria de revestimentos cerâmicos e porcelanatos do Brasil é extremamente avançada do ponto de vista tecnológico, por isso os produtos disponíveis no mercado são, além de bonitos, de excelente qualidade.

Existem também as opções importadas, que podem ter preços muito atrativos, mas é sempre bom observar o cumprimento das normas para cada ambiente onde será utilizado.

Nem sempre o produto mais caro é o mais indicado para o seu projeto, ou seja, por estar comprando um produto com alto valor não garante que você esteja fazendo a melhor opção, pois tudo vai depender do uso desse produto em seu projeto.

 

O ideal é que, antes de sair para as compras, você tenha um projeto definido para que você se preocupe somente com a visual, combinação de texturas e cores.

Consulte um especialista para te orientar, pois a quantidade de opções neste universo de ofertas é muito grande.

 

E fique por dentro das novidades assinando a newsletter da Conseil Arquitetura

 

 

 

 

 

Anna Novaes | Arquiteta

Conseil Arquitetura


Desenvolvido por Unius