Blog

COZINHA. MELHOR INTEGRADA OU ISOLADA? 07 nov. * Sem categoria

COZINHA. MELHOR INTEGRADA OU ISOLADA?

Cozinha integrada ou isolada?

Você está em duvida sobre qual é a melhor opção para o seu projeto: cozinha integrada ou isolada? A resposta vai diretamente depender de alguns fatores a serem considerados. Ambas as soluções têm vantagens e desvantagens que precisam ser abordadas para que você possa fazer uma opção consciente. Veja aqui algumas considerações que podem te ajudar a definir

 

Qual é a finalidade da residência?

O projeto se refere a que tipo de residência? É a moradia oficial ou uma casa de fim de semana? Basicamente essa é a questão chave. Pouco importa quando for para o lazer, se é praia ou campo, por exemplo. O fato é quem em uma residência que tem essa finalidade, trata-se de um ambiente de convergência e naturalmente, a cozinha integrada aos demais ambientes é praticamente uma premissa.

Já na moradia oficial, essa afirmação passa a ser questionável. Vai depender muito do estilo de vida dos moradores, do tamanho, se é casa ou apartamento.

 

Qual é o seu estilo?

Em relação à comida e cozinha, você e as pessoas da sua família são do tipo que adoram fazer ou preferem comer? Cozinhar é uma arte, uns dizem ser um ato de amor, mas nem todo mundo curte o trabalho em si, preferem apreciar o resultado. Além do cheiro, os barulhos de uma cozinha podem incomodar ou até mesmo irritar. Se você se identifica com esse perfil, sem duvida, o melhor é ter uma cozinha isolada, pelo menos no lugar em que você vive cotidianamente.

Outro fator que costuma incomodar é a famosa bagunça. O preparo e mesmo após servida as refeições provocam desordem no ambiente que nem sempre é devidamente organizado imediatamente, principalmente dependendo do tipo de comida for preparada. Algumas causam enormes transtornos, diga-se de passagem.

Em uma cozinha aberta, integrada com os demais ambientes da casa, esse fato pode ser um problema e um causador de estresse.

 

Soluções conciliadoras

Algumas soluções em projetos podem conseguir agradar a todos os gostos. Por exemplo, quando possível ter uma cozinha gourmet e outra cozinha funcional. A cozinha gourmet é indicada para dias de festas, por exemplo, integrada aos demais ambientes sociais da casa e apropriadas para fazer comidas mais fáceis. Enquanto a cozinha funcional cumpre o papel do dia a dia e até mesmo de dar suporte para a cozinha gourmet em dias de festa, por exemplo para pratos que fazem mais bagunça.

Outra saída é ter uma mesa na cozinha, mais informal, apropriada para receber pessoas em menor quantidade. Mas também ter uma sala de jantar formal, separada, para ocasiões especiais.

 

Seja qual for a solução, a cozinha é um ambiente muito querido nas residências e precisa ser pensado com cuidado. Combinação de revestimentos, bancadas e eletrodomésticos podem fazer da cozinha um grande atrativo para o seu projeto.

 

Fique por dentro das novidades e dicas. Assine a nossa NEWSLETTER

 


Desenvolvido por Unius