Blog

COMO ARQUITETURA PODE CONTRIBUIR NA ORGANIZAÇÃO DA SUA VIDA 28 nov. * Sem categoria

COMO ARQUITETURA PODE CONTRIBUIR NA ORGANIZAÇÃO DA SUA VIDA

Organização

É fácil perceber o quanto a organização é benéfica para a vida de todas as pessoas, mas por vários fatores, a maioria das pessoas não é organizada.

Perde-se muito tempo procurando objetos, papeis ou outras coisas que foram guardadas em locais inapropriados.

Desperdiça-se muito espaço para conseguir guardar tudo o que pensamos precisar ser guardado.

Tudo isso termina por refletir na qualidade de vida das pessoas a curto, médio e longo prazo.

 

Cultura

Se formos investigar a razão pela qual a maioria das pessoas é desorganizada e sofre com isso, vamos concluir que o caso é complexo. Vamos inclusive abordar questões culturais que fazem parte do inconsciente coletivo das sociedades.

Por exemplo, um dos fatores que ajuda a complicar a situação é o costume de acumular coisas. Quanto mais acumulamos, mais difícil torna-se organizar. Quanto mais espaço temos, mais acumulamos e caímos em um ciclo vicioso.

Os povos orientais têm uma posição diferente da nossa em relação à esse assunto. Tanto que várias técnicas de organização foram criadas e desenvolvidas por ele. Por exemplo, o 5S e o Feng Shui.

Talvez por não terem tanto espaço para acumular coisas, precisam ser ainda mais organizados. Abordamos esse assunto no post VIVER EM AMBIENTES COMPACTOS.

No entanto, essa filosofia não pode e nem deve ser aplicada somente nestes casos, ou seja, porque vivemos em casas pequenas, precisamos necessariamente ser organizados. Não deve ser somente uma questão de necessidade.

Ambientes grandes também precisam desse cuidado e de uma atenção especial para o acumulo de coisas.

Para que realmente precisamos acumular? Ouve-se muito neste momento em que buscamos resgatar os valores importantes da vida, que coisas acumuladas atrapalham o fluxo de energia em nossas casas. Consequentemente prejudicam nossa qualidade de vida.

 

Como a arquitetura pode contribuir

Independente de qualquer filosofia de vida, o fato é que bagunça e desorganização atrapalham muito.

Os projetos de arquitetura podem contribuir para melhorar essa condição.

O simples fato de ter um local destinado a um determinado tipo de uso já favorece a organização do ambiente. Independente de ser grande ou pequeno, é sempre bom que esteja organizado.

Como já mencionamos, ambientes menores requerem mais atenção com o assunto por motivos óbvios.

No entanto, um projeto bem planejado é somente um pontapé inicial. Manter organizado é um grande desafio e é justamente o ponto de maior dificuldade da maioria das pessoas.

 

Hábitos

Rever nossos velhos hábitos pode ser um primeiro passo para conseguir mudar a realidade da bagunça que atrapalha nossas vidas.

Questionar a razão de acumular certas coisas também é um caminho. É uma tendência natural considerarmos que sempre precisaremos de mais espaço do que o disponível. Esse fato pode até ser motivo de ansiedade e frustração antecipados, principalmente quando as pessoas estão se mudando de casas maiores para menores.

Dicas são sempre uteis quando existe a predisposição de rever conceitos. No caso de roupas, por exemplo, talvez seu armário não seja pequeno. Fique atento para roupas e sapatos que você tem e não usa há mais de um ano. Será que vai mesmo usar ou vai ficar mais um ano guardado?

Livrar-se de acúmulos pode realmente trazer grandes benefícios e melhorar nossa qualidade de vida.

 

Fique por dentro das novidades e dicas. Assine a nossa NEWSLETTER


Desenvolvido por Unius